Quando o sistema fica fora do ar, por mais que por pouco tempo, podem ocorrer sérios danos financeiros a uma empresa. Confira quais são esses riscos e como evitá-los.
Hoje em dia, a maioria das empresas tem todo seu funcionamento atrelado a sistemas, sejam eles instalados nos computadores ou funcionando em nuvem.
Desde a frente de caixa, até o controle de estoque, a automação das tributações e obrigações contábeis e o controle da folha-ponto dos colaboradores. Todos esses importantes funcionamentos são protegidos, processados e armazenados por sistemas de gestão.
Já imaginou ficar um dia inteiro, uma semana, ou quem sabe até um mês sem poder acessar essas informações? Por mais fictício que pareça, esse é um cenário provável, e até comum, em muitas empresas. Tornando o ambiente de trabalho caótico e abrindo margem para prejuízos em diversas esferas, essas paralisações devem ser mapeadas e evitadas, por meio de uma gestão de TI eficiente e da construção de uma cultura empresarial focada na prevenção.
O que você perde quando o sistema fica fora do ar?
Quando um sistema cai, ou seja - quando ocorre um downtime, os prejuízos podem ir muito além de vendas perdidas - o que já é bem ruim no atual cenário econômico do país. Os impactos podem variar de acordo com a duração, a frequência e os equipamentos e aplicações foram afetados.
Estudos a nível mundial apontam que cada hora de sistema parado pode representar prejuízo entre 10 mil e 1 milhão de dólares, de acordo com o porte e segmento de atuação do negócio.
Mas de onde se origina tamanho prejuízo? Listamos as 7 principais causas, confira:
Perda de vendas: mais da metade dos estabelecimentos comerciais, sejam lojas ou supermercados tem problemas recorrentes com quedas do sistemas de vendas e/ou de frente de caixa, levando clientes a desistir das compras pela demora na solução.
Custo com pessoas: empresas que sofrem com paralisações mobilizam em média 7 funcionários para avaliar e corrigi-las.
Atraso na entrega de atividades e perda de performance dos setores internos pela inacessibilidade de informações básicas para o trabalho.
Falhas na relação e em transações da empresa com clientes, bancos e fornecedores, pela inacessibilidade às informações.
Custos adicionais com horas extras e suporte de TI de emergência (que podem custar até três vezes mais que o investimento em manutenção preventiva).
Impacto na qualidade do atendimento ao cliente por diversos motivos: falta de acesso aos registros de atendimento, perda de dados, atrasos em entregas e atendimento de solicitações, entre outros.
Impacto direto na experiência do cliente, gerando prejuízos à imagem da empresa que podem dificultar tanto a manutenção dos clientes, quanto a atração de novos.
Como reduzir, ou até eliminar as quedas de sistema na sua empresa?
Sem dúvidas, contar com uma gestão de TI eficiente será um divisor de águas que poderá transformar totalmente o cenário tecnológico da sua empresa, reduzindo e até eliminando as paralisações.
Isso porque quando os problemas ocorrem, em vez de apenas retomar o funcionamento do sistema, um bom time de TI fará um trabalho investigativo, a fim de descobrir as causas e eliminar os problemas na raiz, tratando-o e evitando que se repita.
Este foi o trabalho que nós da Start Tecnologia realizamos fazendo a gestão de TI da Rede de supermercados Super Kan, em Porto Alegre. Dentre os principais resultados alcançados, destacam-se:
Economia de 30% com o custo da folha de trabalho com ti
Redução em 90% dos rechamados para problemas recorrentes
Economia de 15% nas compras de ti
Aumento de até 80% de velocidade nos prazos de atendimento
Quer ver mais de perto os resultados que geramos com nossa gestão de TI? Então confira o case de sucesso, que traz em detalhes o tamanho do e como fizemos para reduzir a quase zero a paralisação total do sistema da Rede Super Kan.