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Marcio Nascimento

Infraestrutura de TI: como a Start Tecnologia garante o funcionamento total em supermercados

Atualizado: 18 de ago. de 2022

O bom funcionamento da infraestrutura de TI é fundamental para o sucesso de negócios do setor alimentício. A gestão de negócios desse setor tem uma rotina muito dinâmica, demandando agilidade e segurança no acesso e na proteção das informações da empresa.


No entanto, devido ao fato da tecnologia não estar diretamente ligada à atividade-fim dessas empresas, muitas vezes importantes cuidados com a Infra de TI são negligenciados, trazendo prejuízo e muitos riscos ao negócio.


Quer saber mais como blindar a infra de TI do seu supermercado, restaurante ou lanchonete? Então leia até o fim este artigo e coloque em prática o passo a passo detalhado para você manter sua TI funcionando a todo vapor!



Desafios da gestão de TI em supermercados, restaurantes e lanchonetes


É indiscutível que toda falha na base tecnológica de uma empresa, seja por computadores que travam, por indisponibilidades de internet ou porque o sistema sai do ar, resulta em prejuízos.


Os problemas vindos dessas falhas vão desde erros em relatórios gerenciais, que podem levar a erros de gestão, até a perda de vendas por falhas nos sistemas de pagamento ou à invasão e sequestro de dados.


Confira quais são os principais problemas causados por falhas na infra de TI de empresas alimentícias e descubra como corrigir e evitar o problema.




Principais problemas causados por falhas na infra de TI


Falhas na infra de TI podem custar caro. Estima-se que para cada 1h de equipamentos ou sistemas parados são gerados R$10 mil em prejuízo, dependendo da área de atuação e do porte da empresa. Conhecer melhor esse cenário, entendendo quais as falhas mais comuns na TI da sua empresa, é o primeiro passo para conseguir resolver o problema. Confira as falhas mais comuns:



Avarias nos computadores


Ter terminais de vendas parados ou colaboradores administrativos forçadamente ociosos devido a computadores estragados é lugar comum em empresas alimentícias. A causa das falhas geralmente é falta de manutenção preventiva e corretiva adequadas, aquisição de equipamentos inadequados às necessidades do negócio ou falta de conhecimento técnico do colaborador que usa o computador.


Falhas de servidor


Os servidores são espaços virtuais nos quais documentos, sistemas e dados importantes ficam armazenados. Contratar servidores com capacidade insuficiente deixa a operação de todos os sistemas da empresa lentos, bem como provoca quedas na rede.


Falta de segurança dos dados


Negligências na proteção da infra de TI da empresa pode abrir brechas para invasões, sequestros de dados, raqueamento de compras em redes sociais, golpes com compras e empréstimos em nome da empresa, sequestro de dados de clientes, e muito mais.


Falha na integração de sistemas


Empresas como supermercados e restaurantes geralmente precisam operar com vários sistemas de maneira integrada, tais como: o sistema da operação de caixa, o aplicativo de delivery, o sistema de autoatendimento com cardápios e comandas eletrônicas, entre outros. Quando há falhas na comunicação desses softwares, a experiência dos clientes e as finanças da empresa podem sentir rapidamente o impacto, pois clientes podem deixar de ser atendidos, ou receber pedidos trocados, gerando retrabalho, custos extras e prejudicando a imagem da sua empresa no mercado.

Como a Start Tecnologia pode te ajudar a garantir o funcionamento da infraestrutura de TI da sua empresa


Ao longo dos nossos mais de 20 anos de história nós, da Start Tecnologia, já atendemos muitas empresas do setor alimentício, com muitas variações de ramo de atuação, porte e nível de complexidade de gestão de TI. Algumas delas são: Dado Bier (cervejaria), Banca 38 (loja de especiarias), e as redes de supermercados Super Kan e Lomais Supermercados.


Ao longo de nossa jornada, construímos densa expertise na gestão de TI para este segmento e mapeamos as melhores práticas de gestão de TI que resolveram os problemas de infra de TI com maior agilidade e com melhor ROI (retorno sobre investimento) positivo. Confira:


1.Diagnósticos periódicos com identificação e correção dos erros


Os diagnósticos preventivos são indispensáveis. Em nossos projetos, determinamos uma periodicidade para realização de análises dos recursos de TI, o que possibilita agilidade na solução de pequenos problemas antes que eles se tornem grandes e caros de se resolver.


Assim, agimos na raiz dos problemas e reduzimos os riscos de incidentes, o tempo de máquinas paradas e os custos com manutenção.



2. Plano de ação para a correção e prevenção dos erros


Uma vez identificadas falhas no departamento, nós documentamos, passo a passo, o que deverá ser feito para as correções, sejam pontuais e definitivas dos problemas encontrados, mapeando detalhadamente cada um dos tópicos citados abaixo:


  • Detalhamento do plano de ação

  • Orçamento estimado

  • Cronograma de implantação

  • Estimativa de prazo de conclusão

  • Estimativa de resultados alcançados



3. Revisão e reforço da segurança dos dados


Uma das questões que ganham prioridade nos nossos projetos é a segurança dos dados. Planeje ações e ajustes que reduzam o risco de vazamento de informações, a fim de evitar inconvenientes como perda de arquivos, invasões, sequestro de dados, entre outros.


4. Gestão de TI orientada para resultados


Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve. Mas para quem conhece com clareza as metas do negócio, a tomada de decisão é muito mais assertiva. E é essa a nossa filosofia de trabalho.


Nos inteiramos dos principais desafios e objetivos das empresas que atendemos, orientando toda a gestão de TI para o alinhamento a essas diretrizes.


Assim, criamos metas de sucesso para todo o trabalho: desde o suporte técnico para manter a Infra funcionando, até o planejamento estratégico para aquisição de equipamentos e viabilização de estrutura que suporte o crescimento que a empresa deseja.


Confira nosso Case de Sucesso:


Sem dúvidas, manter a infraestrutura de TI é fundamental para gerar mais produtividade, segurança e redução de custos para sua empresa - o que tem importante potencial para aumentar seus lucros. Quer saber que resultados concretos essas ações podem trazer na prática? Conheça o case de sucesso da rede Super Kan, que reduziu 30% dos custos de TI ao terceirizar a gestão com a Start Tecnologia.







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