Com a transformação digital modificando hábitos de consumo e processos internos, as empresas necessitam de um maior cuidado ao contratar serviços de outsourcing de TI. Uma boa escolha é imprescindível para manter a produtividade em um bom patamar.
Além disso, contribui para oferecer condições de trabalho mais adequadas para os colaboradores, fator relevante para elevar o nível de engajamento e o foco em bater metas. Em virtude dos altos custos para investir em infraestrutura e em profissionais qualificados, a terceirização dos serviços de TI passou a ser uma alternativa interessante para muitas companhias.
Neste artigo, vamos destacar 5 fatores que exigem muita atenção ao avaliar qual a opção de outsourcing é mais indicada para o seu negócio. Confira!
1. Qualificação do fornecedor
É compreensível ter uma certa insegurança ao investir em um serviço complexo e de grande relevância no cenário atual. Por isso, é válido obter informações sobre os trabalhos realizados pela companhia especializada em TI.
Esse procedimento evita surpresas desagradáveis no futuro e colabora para ter uma noção de como o futuro parceiro pode proporcionar bons resultados. Quanto mais informações coletar sobre um fornecedor, maiores são as possibilidades de avaliar como ele pode contribuir para o crescimento da sua empresa.
2. Foco no planejamento
Para alcançar uma performance de alto nível com a contratação de outsourcing de TI, um bom caminho é verificar se o fornecedor tem como uma das principais virtudes a capacidade de atuar de forma planejada.
Uma maneira de constatar isso é por meio de reuniões, em que o futuro parceiro deve detalhar como são executados os serviços. Nesse caso, é indicado verificar a periodicidade de ações como o backup, manutenção preventivas, atualizações de sistemas, entre outras.
Ao especificar as atividades com foco em um planejamento estruturado, a empresa especializada em TI mostra que prioriza atuar de maneira organizada. Sem dúvida, é um ponto que deve ser levado em consideração ao analisar a capacidade de executar os trabalhos.
3. Montagem do Acordo de Nível de Serviços
Uma prova de que o fornecedor realmente busca agir de forma planejada é quando propõe o Acordo de Nível de Serviços (SLA). Nele, devem estar detalhadas todas as atividades que precisam ser feitas ao longo do contrato. Também é importante que haja informações sobre o prazo de realização de cada tarefa.
Com base no SLA, o contratante tem um ambiente mais favorável para estabelecer a qualidade dos serviços que devem ser prestados. Contar com um parâmetro de desempenho é relevante para evitar problemas de comunicação e alinhar as atividades.
4. Comunicação eficiente
A partir da análise do Acordo de Nível de Serviço, é possível constatar se o fornecedor de TI preza por uma comunicação eficiente e clara. Caso um empreendedor tenha dúvidas sobre como as atividades serão executadas, é recomendado tirar dúvidas o mais rápido possível.
Se a empresa especializada em TI tiver facilidade e boa vontade em esclarecer as eventuais pendências, é sinal de que há um foco em atender os clientes com transparência e boa comunicação, pontos muito valiosos para o relacionamento entre as partes envolvidas no contrato ser o melhor possível.
5. Credibilidade perante o mercado
É um item que necessita ser observado com bastante atenção. Mesmo que apresente uma boa comunicação e profissionais experientes, isso não significa que o prestador de serviço tenha uma imagem positiva no mercado.
Além de consultar clientes antigos, é interessante buscar informações sobre a empresa em entidades ligadas ao ramo de atuação. Esse esforço é indicado para colher informações que podem ajudar a fazer uma boa escolha ao contratar os serviços de outsourcing de TI.
Se está em busca de um parceiro experiente e qualificado, é bom entrar em contato com a equipe da Start agora mesmo. Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a atingir ótimos resultados.
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